segunda-feira, 1 de março de 2010

Comunicação Visual.

Nos dias de hoje há um tipo de comunicação que passa despercebido da sociedade em geral, mas que nem por isso é menos importante do que todas as outras classes de comunicação. Aliás, esta comunicação de que vos falo é provavelmente a mais importante de todas, excepto para os invisuais. Upsss, já escorreguei... é verdade, falo da Comunicação Visual.
Esta simples expressão de dois vocábulos tem muito que se lhe diga. Mas apetece-me reduzir essa extensa definição que pode ter intermináveis exemplos a uma única palavra: IMAGEM!
Qualquer imagem, seja ela bela ou feia, portadora de características animadoras ou entristecedoras, enfim... todo o tipo de imagem é considerado um processo de Comunicação Visual. E porquê? Porque cada imagem traz consigo uma carga de informação que é captada pelo receptor.
Um simples desenho feito por uma inocente criança de 1ª classe mostra alguma coisa, diz algo a quem o observa, por mais "mal feito" que esteja... Do mesmo modo que a Gioconda de Leonardo da Vinci pretende comunicar algo aos observadores. Nesta situação estamos perante um processo de comunicação visual intencional, onde há uma intenção por parte de quem elabora a IMAGEM. Outro exemplo muito frequente é este da sinalética nas casas de banho, onde um boneco com aspecto de indivíduo de sexo masculino indica a casa de banho daquele grupo, enquanto a menina de saia aponta para a casa de banho feminina.
Do lado oposto estão as situações de comunicação visual casual, como por exemplo a formação de uma densa nebulosidade, que dão a entender que está para breve alguma precipitação. É na mesma comunicação visual, mas não é uma IMAGEM elaborada.
Um dos parâmetros que estabelecem a diferença entre a comunicação visual intencional e a casual é a interpretação do receptor. Enquanto que na c.v.casual a interpretação pode ser livre de receptor para receptor, na c.v.intencional esta deve ser única, pois a intenção do emissor deve ser passada para o receptor na sua totalidade.
Com este texto foi possível perceber estes dois tipo de comunicação visual, a comunicação que não precisa de qualquer palavra. Sim, porque uma imagem vale mais que mil palavras...




Para mais informo que baseei-me no livro Design e Comunicação Visual, de Bruno Munari para realizar esta composição escrita.

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