quarta-feira, 17 de março de 2010

A primeira composição, passo a passo.

Inicialmente apenas idealizávamos a realização de um brinquedo, que significando um lado infantil, também poderia transmitir aos observadores alguns dos sentimentos / ideais da época revolucionária de 1974, onde se insere a canção escolhida. Após alguns esboços feitos no canto de uma folha do caderno diário conseguimos pensar concretamente num objecto, este que fizemos.

Esta pomba foi feita do seguinte modo: imprimimos uma pomba da internet, depois fizemos recortámo-la, fizemos o contorno da mesma num cartão (caixa de sapatos gentilmente cedida pelo Sr.Coelho) e cortámos. Com algodão forramos toda a pomba em ambos os lados e demos um "jeitinho" de modo a dar maior volume à pomba. Para que o brinquedo possa ser pendurado nalgum sítio, fizemos um pequeno buraco e com um pouco de "fio do norte" conseguimos fazer aquilo que se vê. Foi o mesmo material que usámos para prender todos os elementos da nossa composição de modo a ficar um todo.


O suporte foi feito com base na tampa de um pote de café. Forrámo-lo com papel crepe de cor laranja e depois fizemos 3 pequenos orifícios de modo a que o fio passasse para prender os objectos mais abaixo. A luz que simboliza a fogueira foi uma simples vela, aconchegada em toda a volta por papel crepe de cor laranja claro, para que não ficasse um fundo no suporte. Os meninos foram desenhados manualmente numa folha de papel, depois passados para cartão (capa de um bloco de apontamentos), recortados e forrados com papel de lustro (cor de rosa e castanho para as duas meninas, azul e verde para os dois meninos). Depois colámos ao suporte com cola normal.

Devo dizer que foi necessário fazer um nó em cada fio, junto ao suporte, para que este não caísse.


A estrela teve o mesmo método que a pomba, excepto o material utilizado para forrar. Tirámos uma imagem da internet, fizemos o contorno num cartão igual ao da pomba e depois forrámos com um papel brilhante de cor pérola. Depois passámos com subtileza uma caneta de brilhantes à volta da estrela. Num dos pontos fizemos um furo para dar o nó que prende a estrela à restante composição.


Para o cravo cobrimos um pouco de arame fino com papel crepe verde para formar o caule. A flor foi com papel crepe vermelho. Após juntarmos um pedaço de papel vermelho demos alguns cortes e depois abrimos, dando forma à flor que se vê. A flor ficou pesa ao caule com cola e o fio prendeu-se ao cravo com um nó dentro da flor.


Quanto à bandeira, nós desenhámos um rectângulo num cartão idêntico ao da pomba, depois cortamos, e dividimos o mesmo de forma a ficar o mais parecido possível com a bandeira nacional portuguesa. A bola amarela do centro foi feita e posicionada com a ajuda de uma moeda de vinte cêntimos. A bandeira foi forrada com papel de lustro verde, vermelho e amarelo. Fizemos um furo e amarrámos o fio.


No fim, a composição ficou assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário