Primeira composição:
- ponto: o ponto de luz que se encontra no centro do suporte desta composição;
- linha: por exemplo os fios utilizados para prender todos os elementos;
- direcção: temos da direcção das linhas (fios), vertical e diagonal, assim como a direcção curva que leva a linha que delimita o suporte, por exemplo;
- contorno: temos a bandeira em forma de rectângulo ou mesmo os meninos que têm a cabeça de forma circular;
- tonalidade: a pomba, por exemplo, apresenta diferentes tons;
- escala: está presente quando comparamos a pomba com os meninos;
- dimensão: a pomba dispõe de uma dimensão / volume considerável;
- textura: presente, por exemplo, no forro de papel crepe que tem o suporte, com alguns "vincos";
- movimento: o facto dos elementos como a estrela ou a bandeira não estarem figurados de maneira "direitinha" mostra que pode haver movimento destes mesmos elementos, assim como o cravo;
- cor: sabendo que este será um aspecto a abordar posteriormente neste semestre, apenas refiro que existem muitas cores nesta composição.
Segunda composição:
- ponto: papel crepe em forma de pequenas bolas são os "grandes" pontos usados;
- linha: o caule do cravo;
- direcção: direcção vertical do caule do cravo;
- contorno: por exemplo o a forma circular que apresenta a parte amarela da bandeira;
- tonalidade: percebe-se diferentes tons nas pétalas;
- dimensão: o cravo e a esfera coberta apresentam uma dimensão;
- textura: os "grandes" pontos usados dão textura à esfera;
- cor: apenas um pouco de amarelo que sobressai por entre o vermelho e o verde.
Sem comentários:
Enviar um comentário